“A travessia é o lugar da incerteza, da não-evidência, do estranho.”
Paul B. Preciado
Filósofo transgénero
Onze atores, vinte personagens em cena, um drama cénico em prólogo e três actos a partir da obra homónima de Virginia Woolf, é a proposta da Teatro Nacional 21 (companhia fundada em 2011 pela mão de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu).
Vivemos tempos bizarros. Numa época que devia ser dada à tolerância e aceitação, passamos por um período de violência muitas vezes centrado na discriminação. Contudo, o pensamento que se opõe ao poder tem mostrado resiliência e força de combate. O texto de Cláudia Lucas Chéu parte de Orlando de Virginia Woolf, e constrói uma narrativa que misturará a ficção de Woolf com uma tentativa de refletirmos sobre as questões de género e sobre as ondas de violências que estas originam. Refletir sobre o facto de o género não ser uma essência nem uma construção social, mas uma produção do poder e realizar uma crítica das categorias de identidade e, especificamente, da identidade enquanto fundamento da ação política.
A encenação assinada por Albano Jerónimo remete para uma perversidade polimorfa sonhada, quer pela recusa, quer na paixão angustiada, quer na transformação da beleza, quer nas representações singulares da fisicalidade corpóreo, Orlando é uma biografia ficcionada sobre a corrente da consciência, no palco do tempo, Orlando será o nosso nobre, sofisticado e sensível protagonista neste novo reino, nesta nova sociedade e neste novo mundo.
Masterclass
Masterclass de Interpretação
com Albano Jerónimo
Qua 4 mai, 18h00
Sala Estúdio
M/16
2h30
Participação gratuita mediante inscrição obrigatória através do preenchimento de formulário disponível aqui
saber+
Filme Documentário
Travessia
Sex 6 mai, 10h30
Café Concerto
Classificação etária a determinar
20min
Entrada gratuita
saber+
Texto
(ela) Cláudia Lucas Chéu a partir de Orlando de Virginia Woolf
Direção
(ele) Albano Jerónimo
Dramaturgia
(ele) André Tecedeiro, (ele) Albano Jerónimo, (ele) A. Baião-Pinto, (ela) Cláudia Lucas Chéu com (ele) André Tecedeiro, (ela) Aurora Pinho, (ela) Cláudia Lucas Chéu, (ele/ela/neutro) Diego Bragà, (ele) Eduardo Madeira, (ele) Luís Puto, (ela) Madalena Massano, (ela) Maria Ladeira, (ele) Pedro Lacerda, (ela) Rita Loureiro, (ela) Solange Freitas
Participação especial
(ela) Francisca Jerónimo
Movimento
(ela) Carlota Lagido
Assistência ao movimento
(ela) Joana Castro
Espaço cénico
(ele) Tiago Pinhal Costa
Construção cenografia
Tudo Faço
Figurinos
(ela) Carlota Lagido
Desenho de luz
(ele) Rui Monteiro, (ela) Teresa Antunes (assistência) e Outcube - Stage & Lighting Design (assistência)
Composição musical
(ele) Rui Lima & (ele) Sérgio Martins
Direção sonora e desenho de som
(ele) Bernardo Bento
Assessoria artística
(ele) Nuno M Cardoso
Assistência de encenação
(ele) Luís Puto, (ele) Afonso Abreu (estagiário)
Suspensão
Laboratório
Assistência de figurinos
(ela) Sandra Guerreiro
Direção de cena
(ela) Marta Pedroso, (ela) Inês Matos
Comunicação e assessoria de imprensa
(ela) Sara Cavaco
Design vídeo
Oskar & Gaspar
Caracterização
(ele) Sérgio Alxeredo, (ela) Ana Steiner
Vídeo documental
Oskar & Gaspar
Fotografia de cena
(ela) Susana Chicó
Fotografia de cartaz
(ele) Rui Palma
Traduções
(ela) Ana Magalhães
Programa paralelo comunidade
(ela) Sara Cavaco
Direção de produção
(ele) Francisco Leone
Assistência à direção de produção
(ele) Bruno Rosa
Produção executiva
(ele) Luís Puto
Produção
Teatro Nacional 21
Coprodução
CCVF - Guimarães, Casa de Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, Centro de Artes de Águeda
Parceiro institucional
Fundo de Fomento da Cultura
Projeto financiado por
República Portuguesa - Cultura / DGArtes
Agradecimentos
ILGA Portugal, Universidade do Minho - Professora Francesca Rayner, Diana Lopes, Pro Dança, Lili Grilo, Rita de Castro, Circolando.