MÚSICA NA ESCOLA

ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS

TERÇA, QUARTA E QUINTA, 23, 24 E 25 NOVEMBRO 2021 |

AUDITÓRIO

CE: 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

DURAÇÃO: 45 MIN

PREÇÁRIO:
Participação Gratuita*

*mediante inscrição obrigatória e sujeita a confirmação através do e-mail caa.educativo@cm-agueda.pt (sessões de terça e quarta)

*levantamento de bilhetes a partir de 19 de novembro com o limite de dois por pessoa  (sessão de quinta)







MÚSICA NA ESCOLA

SINOPSE

Todos os anos a Orquestra Filarmonia das Beiras, através do programa Música na Escola, leva a música a milhares de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (1o CEB). Música na Escola é um projeto de ação educativa que tem como objetivos a divulgação, a sensibilização e a formação do público infantil para a música erudita, dando ênfase à participação das crianças no processo de realização musical através da interação com a orquestra. Além de ouvir música, a possibilidade de a experimentar de várias formas, é uma oportunidade para alargar o conhecimento empírico e para estimular a criatividade e a imaginação das crianças. Depois das sessões pedagógicas é apresentado o Concerto de Família, em que as crianças convidam a família a assistir ao concerto final, podendo assim partilhar os conhecimentos adquiridos anteriormente.
Na edição de 2021, a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço e com o Professor Jorge Castro Ribeiro como apresentador, decidiu abordar a obra de Camille Saint-Saëns, O Carnaval dos Animais: Grande Fantasia Zoológica. Para além de em 2021 se comemorar os 100 anos da morte deste compositor, esta obra abrange uma série de características que a tornam extremamente apelativa e apropriada para concertos pedagógicos. Primeiro a marcha real do leão, depois entram as galinhas e os galos, as mulas, as tartarugas e o elefante. Também há cangurus, um cuco, um cisne e ainda mais pássaros! Encontra estes animais nos sons orquestrais! O Carnaval dos Animais e muito mais!

Sessão para escolas e instituições terça e quarta | 10h00 e 11h30

Sessão para público geral quinta | 19h30

FICHA ARTÍSTICA

Orquestra Filarmonia das Beiras

Apresentação
Jorge Castro Ribeiro

Maestro
Leandro Alves

PARTILHAR: