O Conservatório de Música de Águeda desenvolve várias vertentes na música de conjunto, quer ao nível instrumental, quer vocal.
Com o intuito da divulgação desse trabalho, o Café Concerto do CAA aparece como um espaço público de eleição para a apresentação das nossas sonoridades musicais no meio social.
A Orquestra Ligeira do CMA, é uma das classes de conjunto instrumental presente no plano curricular do Conservatório desde 1995, tendo o seu surgimento sido impulsionado por Fernando Valente, à época diretor pedagógico e professor de saxofone.
Sempre foi uma aposta do Conservatório nos seus 27 anos de existência, tendo por objetivo transmitir conhecimentos da linguagem jazzística e promover a sua interpretação e divulgação.
Esta Orquestra participa regularmente nas atividades do Conservatório direcionadas à comunidade escolar, bem como em atividades no meio envolvente, sendo sempre calorosamente aplaudida nos vários concertos que realiza.
Na atualidade a direção artística está a cargo do Professor Pedro Costa.
Espetáculo inserido nas comemorações do 5º aniversário do CAA
O Conservatório de Música de Águeda, constituído como associação em 27 de Janeiro de 1995, é um estabelecimento de Ensino Artístico Especializado da Música da rede de Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior, com sede na Casa do Adro, na cidade de Águeda.
Prossegue fins exclusivamente culturais e educacionais em especial o ensino de música.
Iniciou o seu percurso no ano letivo de 1994/1995 com cerca de 120 alunos, tendo na actualidade um quadro de 30 professores e cerca de 250 alunos distribuídos pelos cursos de acordeão, bateria, canto, clarinete, contrabaixo, fagote, flauta transversal, oboé, piano, guitarra, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola d’arco, violino, violoncelo e percussão. O Conservatório promove ao longo do ano letivo cursos livres, concertos pelos alunos, concerto de professores e convidados, concertos pedagógicos, audições temáticas, intercâmbios, musicais, concertos didáticos, masterclasses, cursos de aperfeiçoamento técnico e outros eventos que beneficiam o ambiente cultural do concelho.
São convidados, com uma certa regularidade, grupos e individualidades que se destacam no panorama musical português e internacional constando da lista nomes como António Vitorino de Almeida, Jaime Mota, José Duarte, Nuno Pinto, Bruno Graça, Abel Pereira, Severo Martinez, Luisa Tender, Raquel Massadas, Ana Maria Ribeiro, Henk van Twillert, North Brass, Douro Ensemble, Cecília Fontes, Álvaro Teixeira Lopes, José Pereira de Sousa, Quarteto de Clarinetes de Lisboa, Alexandre Delgado, José Robert, Edgar Saramago, entre outros, assim como nomes sonantes no estrangeiro: Robert Houlihan, Massimo Spiga, Quinteto Barquisimetal, Aldo Rodrígez, John Aigi Hurn e Bernardo Sasseti.
O Conservatório trabalha frequentemente na promoção de Musicais e outro tipo de espectáculos, nomeadamente concertos didácticos dedicados às crianças do 1º ciclo do ensino básico, com a finalidade de envolverem toda a comunidade escolar.