Através da dança e do desenho, pais e filhos relacionam-se como um só corpo criativo. As sessões começam com um momento de aquecimento através de exercícios adaptados do Pilates e da dança como ponto de partida. Posteriormente o desenho surge sem necessidade de qualquer outro instrumento senão o próprio corpo em movimento. Numa atitude de liberdade de movimentos e expressão, e sempre na relação entre corpo do pai/mãe e corpo do bebé, vamos dar vida a pinturas cheias de cor, movimento e afetos.
O Projeto Cres(SER) é promovido pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, através da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e tem como finalidade “Promover a saúde mental na gravidez e primeira infância”.
Trata-se de um projeto multissetorial, em desenvolvimento no concelho de Águeda, que vai intervir de forma integrada em diferentes settings, nomeadamente profissionais de saúde, profissionais de educação, casais grávidos e pais, através da implementação de uma estratégia de intervenção baseada na literacia em saúde e intervenção psicossocial.
Neste momento é ainda um projeto-piloto mas foi conceptualizado com uma metodologia de aplicação que possibilitará a sua replicação num âmbito geográfico alargado, prevendo-se, de forma faseada, a sua implementação na região centro.
Pretende-se, assim, melhorar o bem estar e a cidadania da população, a começar na gravidez e primeira infância, através da promoção de um crescimento emocionalmente estável, em que a gestão dos afetos seja cuidada e reforçada ao longo da vida.