Enquadrada no ciclo O Desenho como Pensamento do CAA - Centro de Artes de Águeda, a exposição “Mais nada se move em cima do papel” adopta para título o primeiro verso de um poema de Al Berto e reúne obras de artistas que ao longo dos anos, nos seus percursos e linguagens próprias, têm trabalhado o desenho como um registo indisciplinado, em alguns casos transversal às suas práticas.
As obras em exposição dão a ver que o desenho traduz uma condição anterior, pouco tangível, equiparável ao pensamento, como se o gesto ou a intuição que precede a inscrição do traço se movesse ou pairasse acima do papel, para depois se plasmar em suportes bidimensionais e tridimensionais, ganhar corpo e adquirir formulações escultóricas, sonoras, atmosféricas, espaciais.
Sara Antónia Matos
Imagem:
Julião Sarmento
How to Handle T. E. Lawrence
Grafite, tinta acrílica e colagem sobre papel
42x58cm
2017
Foto : António Jorge Silva
Sara Antónia Matos é curadora e directora do Atelier-Museu Júlio Pomar da EGEAC, desde 2012, tendo acumulado também a direcção e programação das Galerias Municipais de Lisboa desde Janeiro de 2017 a Março de 2019. Faz parte da Comissão Instaladora e Científica do Banco de Arte Contemporânea – BAC, um projecto de espólios documentais e artísticos de arte contemporânea, da EGEAC-CML, numa parceria estabelecida com a Fundação Carmona e Costa e o IHA da FCSH da Univ. Nova de Lisboa, Lisboa.
É formada em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em Estudos Curatoriais e Doutorada com a tese “Da Escultura à Espacialidade” na mesma Universidade.
É curadora desde 2006 tendo apresentado exposições em várias instituições, desde o CAM da FCG, FCC, Museu Berardo, MACE, etc. Publica regularmente ensaios sobre arte, em catálogos e revistas da especialidade e é coordenadora da colecção Cadernos do Atelier-Museu Júlio Pomar. Foi docente convidada da Faculdade de Belas Artes da Univ. de Lisboa e coordenadora do Curso de Escultura do Ar.Co.
Os textos dos autores Alexandre Baptista, Sara Antónia Matos e João Silvério estão escritos segundo a ortografia europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
Artistas
Alberto Carneiro
Ângela Ferreira
António Bolota
Fernanda Fragateiro
Joana Escoval
Jorge Feijão
Julião Sarmento
Júlio Pomar
Luisa Cunha
Luís Paulo Costa
Nuno Sousa Vieira
Pedro Tropa
Rita Ferreira
Rita Gaspar Vieira
Rui Chafes
Rui Sanches
Sara Bichão
Sara Chang Yan
Teresa Segurado Pavão
Curadoria