A exposição intitulada “Topography of Memory” reúne um conjunto de obras da autoria de Alexandre Baptista que enquadra o seu trabalho desde o final da década de noventa.
Para esta exposição o artista desenvolveu novos projetos utilizando diversos meios de expressão plástica como o vídeo, a escultura/instalação e a fotografia. Esta ideia de topografia, ou de mapeamento, é um índice da nossa memória coletiva em confronto com as suas vivências auto-referenciais que não esquecem o passado político e cultural de um país utópico, disperso entre o imaginário colonial e a construção da identidade do sujeito que não ficou refém dessa transição.
Alexandre Baptista nasceu em Águeda no ano de 1969. Licenciado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e frequentou o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na mesma Faculdade. Viveu e trabalhou em Miami e Londres, estando neste momento a residir em Portugal. Expõe desde 1988, participou em inúmeras exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro. Recebeu vários prémios de pintura e desenho. Está representado em diversas coleções públicas e privadas. A sua obra está reproduzida em livros e catálogos.